Relatório relativo ao mês de janeiro 2020 do projeto Arte do Alecrim

Arte de Alecrim é um projeto com o objetivo de elaborar um mural de graffiti, com jovens alunos do curso CEF, 1º ciclo, turma B da escola Dom Carlos I de Sintra. Pretende-se que a realização do mural contribua para promover a preservação da horta de Permacultura e do seu espaço envolvente.
O projeto propõe-se igualmente fomentar nos jovens alunos o gosto pela elaboração de graffiti, trabalhando a criatividade, a consciência social e a responsabilização, pessoal e coletiva, pelo desenvolvimento sustentável do mundo.

Primeira sessão

No dia 6 de janeiro, deu-se o início ao trabalho, com a primeira sessão a começar as 10h00, como ficou estipulado com a escola. Estiveram presentes 3 artistas, que desenvolveram trabalho com os alunos, nomeadamente Samantha Rego, Ermelindo Quaresma e Carlos Fernandes. Pela parte dos alunos, estiveram presentes aqueles cujos nomes constam do quadro 1.

Na primeira sessão, que decorreu junto à horta e ao mural que vai ser pintado, foi feita a apresentação de artistas e alunos. Considerou-se que uma sessão em “outdoor” permite uma maior descontração dos alunos. Foi usado o método expositivo e realizou-se um brainstorming sobre Arte Urbana e cultura Hip Hop. Os alunos posicionaram-se em círculo, para transmitir para o grupo a mensagem de inclusão, equidade.

  • Todos presentes disseram os seus nomes, as localidades onde moram e falaram um pouco sobre si.
  • Foi explicado aos alunos qual seria a atividade que iriamos desenvolver e qual o seu objetivo
  • Foi perguntado aos alunos quais eram as suas espectativas, tendo ficado demonstrado que os alunos tinham a expectativa de vir a fazer qualquer tema de grafite que lhes possa vir a ocorrer, revelando dar pouca importância a relacionar os graffitis com a horta de permacultura ou com algum tema social.

Sobre este ponto foi explicado aos alunos que a margem de manobra para atingir esta expectativa era muito estreita, mas que em conjunto iriamos ser capazes de introduzir alguns desenhos com os quais eles se identificassem, sem pôr em causa o objetivo principal quanto ao que queremos transmitir no mural.


Segunda sessão

A segunda sessão aconteceu no dia 13 de janeiro de 2020, na biblioteca da escola. Durante a sessão usou-se o método expositivo e demonstrativo.

  • Novamente, o projeto foi explicado, quanto à forma de elaborar os desenhos para o mural e as fases previstas 
  • Foram também apresentadas aos alunos maquetes de bancos de paletes, como exemplo do que o grupo deverá elaborar em conjunto com os monitores artistas.

Terceira sessão

Os alunos foram convidados a participar na pintura da parede, envolveram-se desde o início na preparação das ferramentas para execução do trabalho, alguns começaram por ajeitar os rolos nos extensores, outros ajudaram proteger o chão para evitar ficar pintado, etc.

Nesta sessão os alunos tiveram oportunidades de observar como é feito a mistura de cores, através de tinta branca de uma lata de 20 litros e tinta preta concentrada de uma bisnaga, para produzir um branco cinza, leve.Depois de tudo preparado para iniciar, alguns preferiram não pintar, os que quiseram pintar rapidamente foram apanhando jeito de como fazer. Outros acompanhados por outro monitor, fizeram alguma limpeza a volta da horta.

Quarta sessão

Desafiamos os alunos a pensar sobre o que pretendiam elaborar na parede, abriu oportunidade através de um brainstorming sobre a cultura sobre os seus ídolos, sobre a cultura Hip Hop, grupos e alguns artistas com o quem mais se identificavam, sobre igualdade/equidade de género, e sobre os perigos de consumo de drogas.

Nesta sessão os alunos, tiveram oportunidade de elaborar algumas tags (Nome personificado como indicação, marca)

RESULTADO

  • O nível de participação é de 95%, baseado na lista de presença
  • O nível de satisfação foi razoável, medido através da observação de empatia gerada no grupo pela ideia do que se pretende alcançar 
  • É também possível avaliar o nível de produtividade, através do resultado do trabalho visível ou físico alcançados, como a parede pintada ou os desenhos realizados pelos alunos

CONCLUSÃO

  • A equipa dos monitores concluiu que, o conjunto das sessões foram positivas, o número de trabalho realizado e número de participação, assim como o nível de satisfação foram bastantes positivos
  • Os alunos demonstraram ser participativos de forma gradualmente, sentem-se a vontade com a equipa dos monitores, estão entusiasmados para passar a fase seguinte que é o início da elaboração dos desenhos nas paredes
  • Foram efetuados pagamentos de honorários dos artistas, relacionados com o mês de janeiro, no valor de 460, 00 €
  • Foi realizada a primeira fase de compras de materiais para elaboração de mural no valor de 243,98 €
  • Para realização de todas ações acima mencionadas foram utilizados 178,65 € em gastos logísticos, como combustível, passe e alimentação

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